Portal de Atividades Acadêmicas e Interdisciplinares - Faculdade Pitágoras Uberlândia
Uberlândia, quinta 27 de novembro de 2014
Normas
 
 
Atividades Disp.
 
  RELAÇÃO DE COMPETIÇÕES EXISTENTES
       
 
 
Carrinho de Rolemã
(Serão no máximo 20 equipes)
Etapas:

A competição Carrinho de Rolimã será dividida em quatro etapas distintas, com os pesos na classificação final, conforme abaixo:
Velocidade máxima – 20%
Projeto – 30%
Enduro – 50%

Regulamento para Construção do Veículo

Somente poderão participar das disputas os carrinhos que observarem rigorosamente as normas de segurança e construção, sendo:


I – Largura máxima ........................................100 cm
II – Comprimento máximo ..............................150 cm
III – Peso máximo do carrinho ......................... 15 kg
IV – Peso máximo do carrinho com o piloto .... 90 kg
IV – Altura mínima do encosto ......................... 34 cm
V – Altura máxima do chão .............................. 15 cm
VI – Não será permitido a colocação de capas externas nos rolamentos dos carrinhos (ex. rodas de patins, skate, carrinho de feira e carrinho de supermercado são proibidos), ou seja, será obrigatório o contato do rolamento de aço direto com o solo. Por sua vez, rolimã dentro de rolimã é permitido, uma vez que há o contato rolimã/solo).
VII - Não será permitida a colocação de qualquer tipo de mecanismo para impulsionar o carrinho.
VIII – É obrigatório a presença de freio e o seu acionamento deverá ser lateral ou estar localizado entre as pernas do piloto. Não é permitido o freio com os pés ou mãos.
IX – Os carrinhos que tiverem aerofólio traseiro instalado deverão observar a largura máxima de 70 cm e a altura máxima (do seu limite superior), medidos a partir do limite superior do eixo traseiro.
X - O mínimo de rolamentos encostados no chão será 3 (três). São obrigatórios no mínimo 02 rolamentos nas extremidades do eixo dianteiro ou traseiro, e que deverão ter contato simultâneo com o solo.
XI - Os carrinhos deverão estar isentos de partes perfurantes e/ou cortantes.
XII – Não será permitida a colocação de pesos extras no corpo (ex. lastro de mergulho, colete de chumbo), visando aumentar o peso do conjunto carro/corredor.
XIII - Não será permitido correr com objetos soltos no carrinho (ex: ferramentas, pesos, etc). Todos os objetos não fixados deverão ser retirados do carrinho.

Vistoria

Caberá a equipe de vistoria (fiscais de largada) julgar as condições de segurança do carrinho para a competição. Aqueles que estiverem fora das especificações estará impedido de competir.

Regras Gerais de Segurança

I - Será proibido o uso de sistema de lubrificação que deixe cair lubrificante na pista. É proibida qualquer lubrificação no grid de largada.
II - O piloto deverá se manter obrigatoriamente sentado durante todo o percurso da prova, sendo proibido o uso de outra posição qualquer para a corrida.
III - Será obrigatório o uso de capacete, calçado fechado, luvas, proteção para o joelho (sendo a calça comprida obrigatória e a joelheira desejável), proteção para cotovelo (cotoveleira ou malha de manga comprida) e proteção para os olhos (viseira de capacete ou óculos de segurança). É obrigatório o uso de luva fechada (onde não aparecem os dedos), de preferência a luva de raspa (couro raspado, lixeiro).
VI - É vedado a pilotos e espectadores a circulação pela pista durante as provas.
VII - A área do grid de largada só pode ser acessada por pilotos e pela organização, ficando vedado qualquer tipo de reparo, assessoria ou similar nessa área.

Etapas

I – Projeto, construção e criatividade: Serão julgados antes da prova o esmero do projeto, detalhes e zelo de construção e trabalhos envolvidos (pontuação de 0 a 10 pontos) e a originalidade e inspiração (pontuação de 0 a 10 pontos). O carrinho deverá obrigatoriamente fazer o percurso da prova e será julgado novamente depois da prova.
II – Velocidade: Avaliação de desempenho da modalidade velocidade será realizada com a média de três passagem entre duas marcações no chão.
Obs.: só será permitido impulso no trecho marcado no início do trajeto. Após isto, o piloto não poderá dar qualquer tipo de impulso.
III – Enduro: a prova de enduro consistirá em uma corrida de 5 voltas no novo estacionamento da faculdade, mostrado abaixo.

  1. Existirá alguns trechos do trajeto onde o carrinho poderá ser impulsionado por apenas uma pessoa da equipe;
  2. No trecho 3, o carrinho só poderá ser impulsionado após a parada, pois será medido o ponto máximo que irá atingir. Este ponto deverá ser previsto no relatório, o que dará ponto extra de acuracidade;
 
É expressamente proibido

I - Danificar propositalmente outro carrinho durante as disputas.
II - Valer-se de recursos ilícitos como “fechamento” ou outros meios que venham a prejudicar os demais competidores.
III - Alterar as especificações do seu carrinho após a vistoria.
IV - Receber impulso de terceiros para a movimentação ou maior aceleração fora dos trechos permitidos.
V - Atingir de forma violenta ou deslocar do assento outro piloto com o artifício de “remada” de braços no ar para impulsionar o carrinho.
VI – Fazer uso do artifício de “remada” de braços (abertos ou fechados) no ar.

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